A UNIRIO sediou hoje a cerimônia de certificação dos alunos do projeto Capacita São João de Meriti, no auditório Vera Janacopulos, localizado no campus da Reitoria. Concluintes dos cursos de barbeiro, cuidadores de idosos, design de sobrancelhas e informática receberam seus respectivos certificados.
A associação Projeto Mais Comunidade (Promacom) é a instituição promotora dos cursos, em parceria com a UNIRIO. A diretora executiva da entidade, Lorena Zacarias, ressaltou a importância da inclusão, ao lembrar que estamos na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Somos um instituto 100% inclusivo”, destacou.
A vice-reitora da UNIRIO, Bruna Nascimento, também abordou o tema, salientando o papel da universidade pública como lugar de inclusão. “Vocês estão em uma região muito afastada da Universidade, mas isso não quer dizer que este espaço não seja para vocês”, apontou. “Só somos uma universidade se tivermos aqui a representação de todas as formas e da inclusão mais abrangente”.
Também participaram da mesa solene a coordenadora do projeto Capacita, professora Veronica Azevedo, a coordenadora do projeto Cultura Mais, Édira Castello Branco, o ex-prefeito de São João de Meriti, Adilmar Arcenio Mica, a diretora de Extensão da UNIRIO, professora Mary Ann Menezes, e o influenciador digital Pitoco, convidado do Promacom.
O projeto Capacita busca incentivar o desenvolvimento artístico e cultural, contribuindo para a inclusão social de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro e no município de São João de Meriti.