Na última segunda-feira (10), o CIEP 125 Municipalizado Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, localizado em Alcântara, São Gonçalo, se tornou o epicentro de uma vibrante jornada cultural. Esta iniciativa foi promovida pelo Laboratório de Políticas Públicas Culturais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em parceria com a ONG Promacom, com o objetivo de trazer a rica cultura gonçalense para dentro do ambiente escolar.

Atividades e Oficinas Culturais

O evento ofereceu uma variedade de oficinas e apresentações artísticas, proporcionando aos alunos uma imersão em diversas formas de expressão cultural. Entre as atividades, destacaram-se oficinas de dança, fotografia, escultura em argila, contação de histórias e horta. Além disso, os estudantes puderam assistir a apresentações de hip hop, teatro e dança, todas conduzidas por artistas locais de São Gonçalo.

Uma Nova Visão para a Escola

Rodrigo Pinho, coordenador do projeto, compartilhou sua visão transformadora para as escolas como centros culturais das comunidades. Nascido e criado em Vigário Geral, uma das áreas mais violentas do Rio de Janeiro, Rodrigo entende a importância de proporcionar espaços culturais dentro das escolas.

“Sou nascido e criado em uma das comunidades mais violentas do Rio de Janeiro, Vigário Geral, e eu entendi que a escola poderia ser o centro cultural do meu bairro. Já que eu tive a oportunidade de estar aqui na coordenação do laboratório, eu levei essa proposta para eles. O que eu sinto hoje é que a gente está pulando o muro da escola, só que para o lado de dentro, trazendo referência e atividade lúdica que quebre o cotidiano”, disse Rodrigo Pinho.

Aprovação e Impacto

A subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes, também esteve presente e visitou as diversas oficinas. Ela elogiou a iniciativa, destacando a importância da arte e da cultura como ferramentas pedagógicas.

“É muito bom entrar em uma escola e ver todas essas atividades acontecendo, o aluno se diverte, tem acesso a várias manifestações artísticas realizadas por artistas gonçalenses. As oficinas culturais são ótimas ferramentas pedagógicas. Os alunos adoraram”, afirmou a subsecretária.

Reflexões Finais

O projeto não só proporcionou um dia de entretenimento e aprendizado para os alunos do CIEP 125, mas também destacou o poder transformador da arte e da cultura dentro do ambiente escolar. Iniciativas como essa reforçam a importância de aproximar a universidade e a comunidade escolar, promovendo uma educação mais rica e diversificada.

Este evento é um exemplo claro de como a cultura local pode ser integrada no cotidiano escolar, oferecendo aos alunos uma nova perspectiva e oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico. Ao transformar as escolas em centros culturais, criamos ambientes mais acolhedores e estimulantes, que vão além do ensino tradicional e preparam os alunos para se tornarem cidadãos mais completos e conscientes de sua cultura.